Governador Wilson Lima empossa novos servidores da Polícia Civil e reforça segurança no Amazonas

O governador Wilson Lima empossou, nesta quinta-feira (27/03), mais 63 servidores da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), entre policiais civis e peritos, que vão atuar em todo o estado. A iniciativa fortalece o trabalho da corporação, com parte dos novos profissionais sendo designada para atuar em municípios do interior. A convocação desse grupo, aprovado no concurso público das Forças de Segurança em 2022, faz parte dos investimentos do programa Amazonas Mais Seguro, que visa reforçar o efetivo policial.
Reforço na segurança
De acordo com o governador Wilson Lima, a chegada dos novos servidores é estratégica no combate à criminalidade, especialmente contra o crime organizado, e faz parte de um conjunto de investimentos em infraestrutura, tecnologia e recursos humanos. Com essa nova chamada, o Governo do Amazonas alcança 250 policiais civis convocados desde o certame de 2022, realizado após mais de uma década sem concurso para a Polícia Civil.
“Temos dado atenção especial à capital, mas também com um grande foco no interior. Com essa nova convocação, teremos 100% dos municípios do Amazonas com a presença da Polícia Civil. Em 2019, mais da metade do estado não contava com essa estrutura, apenas com a Polícia Militar. Essa medida traz mais segurança para a população”, destacou Wilson Lima.
Novos empossados
Na solenidade, tomaram posse:
- 10 delegados;
- 7 escrivães;
- 38 investigadores;
- 8 peritos criminais.
Os delegados, escrivães e investigadores serão distribuídos em 23 municípios do interior, enquanto os peritos reforçam a equipe técnica na capital, pelo Instituto Médico Legal (IML). A convocação desse efetivo foi anunciada pelo governador em fevereiro deste ano.
O delegado Igor Nunes, de 28 anos, um dos novos empossados e primeiro colocado no concurso, destacou a conquista.
“Foi um momento de extrema felicidade ver meu nome no Diário Oficial, coroando muitos anos de estudo. Espero poder retribuir ao estado e contribuir efetivamente para a segurança pública do Amazonas”, afirmou.
Histórico das convocações
A primeira posse dos aprovados no concurso de 2022 ocorreu em dezembro de 2023, quando 163 policiais civis foram empossados em uma solenidade na Delegacia Geral, entre eles:
- 34 delegados;
- 34 escrivães;
- 12 peritos (legistas, criminais e odontolegistas);
- 83 investigadores.
Em setembro de 2024, mais 24 aprovados assumiram seus cargos, sendo:
- 8 delegados;
- 7 escrivães;
- 9 investigadores.
Impacto na segurança pública
O governador Wilson Lima também destacou os avanços obtidos com os investimentos na área da segurança pública. Desde 2022, foram convocados mais de 2,8 mil aprovados para as polícias Civil e Militar, Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
Em 2024, a Polícia Civil registrou resultados expressivos:
- Apreensão de 19,2 toneladas de drogas;
- Crescimento de 90% no cumprimento de mandados de prisão;
- Aumento de prisões por crimes contra mulheres, crianças e adolescentes;
- Redução de 30% nos roubos de veículos, alcançando a 5ª maior queda do Brasil.
Em 2025, o Amazonas fechou o primeiro bimestre com mais da metade dos municípios sem registros de homicídios. No comparativo de 2024, o estado teve uma redução de 16% nos homicídios, enquanto a média nacional foi de 5%. Esses avanços contribuíram para que o Amazonas subisse no Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP), saindo da 24ª posição, em 2022, para a 7ª em 2024, o melhor resultado em nove anos.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.