Prefeitura de Manaus destaca avanços nas áreas sociais, cidadania e meio ambiente nos primeiros 100 dias de gestão

Prefeitura de Manaus destaca avanços nas áreas sociais, cidadania e meio ambiente nos primeiros 100 dias de gestão

Completando 100 dias de gestão neste 10 de abril, a Prefeitura de Manaus celebra uma série de ações e conquistas nas áreas sociais, de cidadania e sustentabilidade urbana. O período foi marcado por entregas importantes, ampliação de programas e fortalecimento de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população.

Entre os destaques está a revitalização do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) União, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e a inauguração da 12ª unidade do programa “Prato do Povo”, localizada na feira da Panair, no bairro Educandos, zona Sul, ampliando o acesso a refeições gratuitas para a população em situação de vulnerabilidade.

“Esses primeiros 100 dias foram intensos e produtivos. A área social é, e continuará sendo, prioridade em nossa gestão. Estamos entregando dignidade e garantindo o direito da população à assistência que lhe é devida”, afirmou o prefeito David Almeida.

Assistência social e combate à fome

Coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), o programa “Prato do Povo” já distribuiu quase 830 mil refeições gratuitas desde janeiro. Para o secretário Saullo Vianna, os números refletem o compromisso da gestão em ampliar a rede de apoio social. “A assistência é a porta de entrada da dignidade. Com planejamento e foco, conseguimos alcançar quem mais precisa e promover transformações reais”, disse.

Habitação e segurança jurídica

A Prefeitura também avançou em políticas habitacionais. Por meio do programa “Casa Manauara”, 30 moradias foram reformadas e cerca de mil famílias do bairro Zumbi dos Palmares, na zona Leste, receberam o registro definitivo de seus imóveis, garantindo segurança jurídica e estabilidade. “São avanços concretos que transformam vidas e geram cidadania”, destacou o secretário da Semhaf, Jesus Alves.

Inclusão e apoio ao terceiro setor

No campo da inclusão social, o Fundo Manaus Solidária (FMS) lançou o projeto “Prefeitura Inclusiva”, com atividades culturais e de lazer voltadas a instituições da sociedade civil. “Conectamos ações, ideias e projetos que promovem a inclusão de crianças, famílias e organizações sociais, gerando impactos positivos em toda a cidade”, afirmou a diretora-presidente do FMS, Viviana Lira.

Defesa do consumidor

Durante o período, o Procon Manaus intensificou ações de fiscalização, educação e orientação ao consumidor. Destaque para o projeto “Procon nas Escolas”, que levou informações sobre direitos do consumidor a instituições de ensino, e para o Feirão de Negociação de Dívidas, realizado em parceria com concessionárias de serviços. “Seguimos firmes na missão de garantir os direitos da população com ações educativas e resolutivas”, pontuou a presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu.

Atenção à pessoa idosa

Referência em atenção ao público idoso, a Fundação Doutor Thomas anunciou a construção de novos pavilhões para ampliar a capacidade de acolhimento, além de lançar o projeto “Cultura Ativa”, com atividades culturais e recreativas voltadas ao bem-estar dos residentes. O Parque Municipal do Idoso também passou a oferecer novas oficinas e modalidades esportivas. “Nosso foco é promover qualidade de vida e fortalecer vínculos”, explicou o diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas.

Sustentabilidade e limpeza urbana

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) intensificou as ações ambientais, com destaque para o desassoreamento de igarapés, instalação da 11ª ecobarreira no igarapé do Bombeamento e recolhimento de mais de 2 mil pneus descartados de forma irregular. “Com o apoio do prefeito David Almeida, estamos trabalhando incansavelmente por uma cidade mais limpa, segura e sustentável”, afirmou o secretário Sabá Reis.