Governo do Amazonas abre ano letivo do Cetam e amplia oferta de cursos para qualificação profissional

O governador Wilson Lima deu início, nesta quarta-feira (26/03), ao ano letivo do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com a oferta de cursos para mais de 19 mil alunos na capital e interior. Desde 2019, o Governo do Amazonas tem investido na qualificação profissional com mais de 950 mil vagas em cursos técnicos, de especialização e qualificação, formando mão de obra qualificada e estimulando a geração de emprego e renda em todo o estado.
“Esse aqui é um espaço de mudança, transformação e formação de vida. É onde pessoas têm e terão oportunidades de ingressar no mercado de trabalho. Seja para ter a carteira assinada ou iniciar um pequeno negócio, isso representa uma nova perspectiva de vida”, destacou o governador.
Durante a abertura do ano letivo, o governador também homenageou cinco alunos do Cetam que utilizaram os cursos para desenvolver novas atividades e garantir uma fonte de renda. Um dos destaques foi Darcley Feliciano, de 40 anos, que, após se formar no curso de técnico em gastronomia, começou a atuar com a venda de comidas. Atualmente, ela realiza bolos artísticos e já está se qualificando em instalação e manutenção de condicionadores de ar.
“Era um sonho antigo e eu agarrei. Hoje, estou fazendo meus bolos artísticos e trabalhando com festas. O Cetam abre oportunidades para nos desenvolvermos profissionalmente. E tudo mudou na minha vida”, contou Darcley.
Aulas presenciais e novas vagas em 2025
O evento ocorreu na Escola Profissional e Tecnológica Aníbal Beça, localizada no bairro Novo Aleixo, zona leste de Manaus. A unidade, inaugurada em 2022, foi uma das quatro novas escolas do Cetam durante a gestão de Wilson Lima.
Para o ano letivo de 2025, o Governo do Amazonas iniciou a distribuição de vagas por meio de editais lançados entre novembro de 2024 e março de 2025, com cursos nas modalidades presenciais. Em novembro de 2024, foram abertas 3,3 mil vagas para a capital e o interior, seguidas por mais 7,6 mil vagas em fevereiro de 2025, e 8,6 mil vagas em março de 2025, para os 61 municípios do estado.
Na capital, os cursos são oferecidos em seis escolas do Cetam e Centros Estaduais de Convivência da Família. Já no interior, a oferta de cursos acontece em universidades, escolas públicas e unidades do Cetam, entre outras instituições.
Atualmente, o Cetam conta com um catálogo de 540 cursos, com durações que variam de 10 horas a dois anos, oferecendo opções para diferentes áreas do conhecimento.
Novos cursos para o mercado de trabalho
A fim de se adaptar às novas tendências do mercado, o Cetam está ampliando seu portfólio de cursos. Entre os novos cursos estão: Programação de Metaverso e Noções Básicas de Criptoativos na área de tecnologia, Indústria 4.0 no setor industrial e cursos como produção de sushi e barman no campo da gastronomia.
Ainda em março, o Governo do Amazonas lançou a edição 2025 do programa Mulheres Mil, em parceria com o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O programa oferece cursos de qualificação para mulheres em situação de vulnerabilidade e, em 2024, atendeu 1,2 mil mulheres.
Além disso, o Cetam anunciou oito novos cursos técnicos para o Novo Ensino Médio (NEM) de 2025, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc). São cursos nas áreas de Eletrônica, Automação Industrial, Estética, Nutrição e Dietética, Design, Saúde Bucal, Meio Ambiente e Zootecnia.
Expansão no interior do Amazonas
Em 2025, o Governo do Amazonas continuará a investir na formação de mão de obra qualificada no interior. Em maio de 2025, a Escola de Educação Profissional e Tecnológica Prof. Wilson Carvalho Pereira, localizada em Silves, iniciará a formação dos primeiros 82 técnicos em Gás e Energia, Eletromecânica e Agropecuária. A unidade, a primeira escola de tempo integral do Cetam no estado, representa um marco na expansão da educação profissional no Amazonas.
Além disso, uma nova unidade do Cetam será inaugurada em Parintins em junho de 2025, oferecendo ainda mais opções de qualificação no interior.
Com essas iniciativas, o Governo do Amazonas reforça seu compromisso em ampliar as oportunidades de educação profissional em todas as regiões do estado, promovendo o desenvolvimento econômico e social, e preparando os amazonenses para os desafios do mercado de trabalho.


Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.