Deputado Roberto Cidade cobra ações da Prefeitura de Manaus diante da cheia do rio Negro

A cheia do rio Negro já começa a impactar bairros de Manaus e preocupa autoridades locais. Diante da situação, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), anunciou que encaminhará requerimentos à Prefeitura de Manaus e à Defesa Civil municipal solicitando informações sobre as ações de prevenção e assistência à população afetada.
“O que, de fato, a prefeitura tem feito para reduzir os transtornos causados pelas cheias que se repetem anualmente? As informações divulgadas até o momento são superficiais e geram dúvidas sobre o atendimento aos cidadãos”, afirmou o parlamentar.
Nesta quarta-feira (8), o nível do rio Negro atingiu 27,99 metros, superando em 49 centímetros a cota de inundação, que é de 27,50 metros. De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), há 42% de probabilidade de o rio alcançar a cota de inundação severa, de 29 metros, embora sem previsão de ultrapassar o recorde de 2021.
Segundo estimativas da Defesa Civil municipal, ao menos 19 bairros estão em situação de risco, afetando cerca de 4.500 famílias. Entre os mais atingidos estão São Jorge, Glória, Compensa, Centro, Educandos e Mauazinho.
O deputado também questiona se há planejamento integrado entre as secretarias municipais para atender a população neste período. “Existe previsão para distribuição de água potável e itens de primeira necessidade? Há medidas para evitar a proliferação de doenças? Comerciantes prejudicados terão apoio? Precisamos dessas respostas com urgência”, destacou.
Os requerimentos foram direcionados à Prefeitura, à Defesa Civil e às secretarias municipais de Saúde, Limpeza Pública, Assistência Social e Infraestrutura. O objetivo é obter informações sobre as medidas já adotadas e as que estão previstas para reduzir os impactos da cheia de 2025 em Manaus.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.