Manaus avança na atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico

Manaus avança na atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico

Manaus deu mais um passo importante na construção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Nesta terça-feira (9), o prefeito David Almeida participou de uma reunião no Centro de Cooperação da Cidade (CCC) com a equipe de consultores contratados pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para tratar sobre o avanço e os próximos passos da revisão e atualização do plano.

“Estamos avançando na construção do Plano Municipal de Saneamento de Manaus, que envolve resíduos sólidos, água potável, coleta e tratamento de esgoto e drenagem em toda a cidade. Nesta semana, contamos com a presença de uma equipe técnica de Portugal, que está em imersão para compreender a realidade da nossa capital. A partir desse diagnóstico, vamos elaborar políticas públicas eficientes, realizar quatro consultas públicas a partir de dezembro e, na sequência, encaminhar o Projeto de Lei à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para aprovação do plano”, destacou David Almeida.

A equipe de consultores foi recebida pelo diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas; pelo controlador-geral do município, Alessandro Moreira; pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), Fransuá Matos; pelo presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Arnaldo Grijó; e pelo diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Andrade.

“Estamos realizando uma reunião de alinhamento com a equipe de consultores, que permanecerá em Manaus até sexta-feira. Durante esse período, eles irão visitar diversos locais e aprofundar a análise do prognóstico já desenvolvido para a cidade. Nosso objetivo é que, a partir desse trabalho conjunto, possamos entregar a Manaus um Plano Municipal de Saneamento sólido, viável e que traga melhorias reais para a qualidade de vida da nossa população”, afirmou Arnaldo Grijó.

Consultoria

O grupo da Finatec é formado por especialistas nacionais e internacionais, que ficarão na cidade durante a semana para realizar visitas técnicas. A agenda inclui inspeções em unidades operacionais da Águas de Manaus, visitas ao aterro de resíduos sólidos, galpões de triagem, encontros com catadores e visitas a comunidades urbanas e rurais.

A comitiva internacional conta com cinco profissionais de Portugal, país reconhecido mundialmente como referência na gestão e tratamento de resíduos sólidos, com destaque para práticas de prevenção, valorização e uso da economia circular.

Na ocasião, o coordenador-geral do plano, Walter Plácido, destacou os próximos passos de elaboração. “Queremos olhar para Manaus de hoje e de amanhã, entendendo como essas áreas se conectam e convergem para dotar o município de uma ferramenta de planejamento e decisão. Não apenas decisões operacionais e de investimento, mas também de conceitos e valores a serem adotados pela sociedade. Assim, aumentaremos a capacidade de intervenção pública e fortaleceremos a conscientização ambiental dos cidadãos”.

Elaboração

O PMSB está atualmente na fase de prognóstico, que abrange quatro eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e manejo de resíduos sólidos.

O cronograma prevê a conclusão da fase de diagnóstico em outubro, prognóstico em novembro e, em dezembro, a realização de audiência pública. A entrega final do documento está programada para o segundo semestre de 2026.