Prefeitura de Manaus moderniza arborização urbana e intensifica reflorestamento com meta de 15 mil árvores em 2024

Prefeitura de Manaus moderniza arborização urbana e intensifica reflorestamento com meta de 15 mil árvores em 2024

Com o compromisso de tornar Manaus uma cidade mais verde e sustentável, o prefeito David Almeida apresentou nesta quarta-feira (9/4), no parque Gigantes da Floresta, zona Norte, um pacote de modernização das ações de arborização urbana. A iniciativa faz parte do plano da gestão municipal de plantar 15 mil árvores até o final de 2024, sendo que mais de 5 mil mudas já foram plantadas somente neste ano.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a ação reforça o papel da arborização no enfrentamento às mudanças climáticas e no embelezamento da cidade. Durante o evento, foram plantadas mudas de espécies frutíferas e nativas da Amazônia, reforçando o compromisso com a recuperação de áreas verdes.

“Estamos acelerando o processo de plantio com a introdução de novas tecnologias. A meta é ousada, mas com esses investimentos estamos criando verdadeiros corredores verdes em Manaus, capazes de reduzir ilhas de calor e fortalecer o equilíbrio ambiental”, destacou o prefeito David Almeida.

Equipamentos modernos e inovação no plantio

A modernização inclui o uso de equipamentos como perfurador de solo, cortador de concreto e asfalto, e martelete – que facilitam o preparo da terra em regiões com solo compactado ou pavimentado. Um exemplo foi o plantio realizado na avenida Constantino Nery, onde as máquinas superaram camadas de até 40 centímetros de concreto.

“A mecanização é fundamental para aumentar a produtividade e alcançar a meta estabelecida pelo prefeito. A tecnologia nos permite avançar mesmo em locais urbanos com maiores restrições”, explicou o secretário da Semmas, Fransuá Matos.

Outras inovações incluem o uso de hidrogel, um polímero que retém água e nutrientes, aumentando a taxa de sobrevivência das mudas durante períodos de estiagem. Além disso, as embalagens utilizadas na distribuição de mudas à população agora são biodegradáveis, alinhadas à proposta de sustentabilidade da gestão.

Avanços no reflorestamento urbano

Diversas vias da cidade já foram beneficiadas pelas ações, como a avenida Max Teixeira (500 mudas), complexo viário 28 de Março (300), trevo do Rapidão no Tarumã (500) e a própria Constantino Nery (150). No parque Gigantes da Floresta, onde foi realizado o evento, já foram plantadas 500 mudas, e mais 500 estão sendo adicionadas neste mês.

As espécies escolhidas priorizam árvores nativas da região amazônica, como açaí, ingá, munguba, jutairana, chuva-de-ouro-da-amazônia, ipê e pau-pretinho.

Participação da população

Como parte das ações de conscientização e envolvimento da sociedade, a Prefeitura de Manaus realiza, semanalmente, a distribuição gratuita de mudas frutíferas em diferentes bairros da capital.

A dona de casa Marineide Pantoja da Silva, uma das moradoras beneficiadas, elogiou a iniciativa: “Acho maravilhoso. Ajuda a natureza, os pássaros, e melhora a qualidade de vida da comunidade. Com essas árvores, teremos mais sombra e bem-estar para todos.”